Especial Artes Marciais: Taekwondo


O taekwondo surgiu com uma técnica de combate e defesa em uma época marcada pelas guerras na Coreia, por volta de 100 a.c. Em sua forma original era chamado de Taekkyon e era praticado pelo exercito de elite do reino de Silla, o Hwarangdo.

“Com o propósito de defender o seu reino, os Hwarangdo dedicavam-se apenas ao estudo e à prática de artes marciais. Graças a este grupo, o reino de Silla, apesar de ser o mais pequeno dos três reinos que dividiam a Coreia de então, ganhou muitas batalhas históricas e lendárias, conseguindo conquistar e unificar pela primeira vez a península como um país.” ( portal são francisco )

Mais tarde com a ascensão de novas dinastias e a sua visão anti militar e posteriormente com a invasão japonesa (1909), o taekwondo foi perdendo força e passou a ser proibido, sendo ensinado apenas secretamente. Com o fim da 2º Guerra mundial e o fim do domínio japonês, o taekwondo voltou a ser praticado.

Tempos depois, o militar Choi Hong Hi, que estava preso em um campo de concentração no Japão, anexou técnicas de luta do Karatê ao taekwondo e, com seus discípulos, fundou a ITF ( International Taekwondo Federation ) com o objetivo de disseminar a arte no ocidente.

Com o intuito de resgate as origens, o presidente da Coreia, Park Chung Hee, convocou uma assembléia para a criação da WTF ( World Taekwondo Federation ), com sede em Seul.

Atualmente as duas federações, ITF e WTF, atuam de forma desunificada, tendo diferentes regras para competições. Contudo planeja-se uma integração para fortalecer o Taekwondo e, principalmente, unificar as duas Coréias.

Princípios do Taekwondo

  • Cortesia
  • Integridade
  • Perseverança
  • Auto Domínio
  • Espírito Indomável

Para finalizar o post, alguns vídeos:

Demonstração da ITF

540º Kick

Especial Taekwondo no Human Weapon

Parte 1/5

Parte 2/5

Parte 3/5

Parte 4/5

Parte 5/5

Referências:

Taekwondo ITF, Portal São Francisco, Taekwondo Brasil

Anúncios

Sobre ykizbr

Por que sempre perguntam isso? Ver todos os artigos de ykizbr

3 respostas para “Especial Artes Marciais: Taekwondo

  • Ana Beartriz

    Admiro quem faz/fez Taekwondo. Com certeza seria a outra luta que eu faria, se eu não gostasse tanto do Muay Thai. xD

    =**

  • Eliza

    Quando Marcos me indicou esse blog pra ler, e o abri … Pensei, eita lá vem mais um falar de Tkd(ou alguma outra arte marcial). Mas superou e muito minhas expectativas, não só esse post como os outros! Seria bem bacana se fizesse a Arte, acho que teria um conhecimento maior ainda sobre o Taekwondo! (não sei se faz)

    Parabéns!
    Inté.

    • ykizbr

      Fico feliz que tenha gostado do post ^^

      Sobre fazer a arte: sim, eu faço tkd desde o final de 2005, mas de uns tempos para cá tenho andado meio parado, treinando esporadicamente. O objetivo do post foi falar sobre a historia do taekwondo, que é MUITO controversa, tentando aliar os fatos de maior relevância sem pender para o lado de nenhuma federação.

      Tenho vontade de escrever também sobre outras artes, como o Muai Thay, mas é algo muito trabalhoso porque demanda bastate pesquisa e as fontes nem sempre são confiaveis.

      Abraço

Compartilhe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: