Browse Games


Tem dias que voce não está fazendo basicamente nada e lembra que o seu amigo tem um blog ( mas se esquece que ele nunca irá postar seu texto! huahuahua ), e bate aquela vontade de escrever algo… sagazmente veem à sua mente a ideia de fazer uma pontinha e dar uma força para o povo. Bom, sobre oque falar? Rock, cerveja, mulheres? Que nada o assunto já estava em mente. Aficcionado por jogos online ( mais precisamente Browse Games ) ando dedicando muito tempo nesse vicio, muito tempo mesmo, então porque não falar de algo que anda me fazendo acordar as 4:30 da manha para checar se está tudo bem?

Browse games são aqueles joguinhos que necessitam apenas do seu navegador ( IE, Firefox, Opera… ) para jogar, mas não são aquelas porcarias de flash ( odeio jogos em flash ^^”), um registro rápido e Bummmm tu tá pronto para se divertir por meses. Estava me perguntando porque gosto mais de BG ( livre abreviação ) do que MMORPG no estilo dos já consagrados WoW e Ragnarok. Bom a resposta é simples: nos BG vc sabe exatamente o quão bom é, tem um rank fixo para mostrar isso; além do mais ele tem um começo meio e fim. Importante também é que independente da hora que eu entre, sempre se tem milhões de coisas que se pode fazer sozinho e as suas ações nao precisam ser planejadas com outros jogadores estando todos logados.

Fazendo um breve historico ( talvez não tão breve quanto achei que seria ) da minha passagem neste mundo gammer, devo dizer que comecei com algo leve… o bom ( ok, nem um pouco bom ) Bite Fight que consistia basicamente uma guerra entre vampiros e lobisomens, com direito a compra de itens e outras coisinhas mais. Vi neste tipo de jogo a possibilidade de “enfrentar” pessoas do mundo todo em um jogo de estratégia que envolvia, ao meu ver, dedicação e planejamento… e como muitos sabem gosto de ficar horas pensando nisso. Mas Bite Fight era deveras limitado e fui migrando de jogos em jogos neste mesmo estilo: crie seu personagem, equipe ele e saia à luta. Até ser apresentado por Sckars um jogo chamado Travian… quando tudo mudou!

Travian adicionou uma tensão extra ao jogo por se tratar de um jogo de construção de império e por proporcionar muito mais possibilidades de raças, mais recursos para administrar, diversos tipos de unidades e talz. Posso dizer que foi amor a primeira vista, tratei de escolher a raça mais equilibrada, peguei umas dicas com Sckars e comecei a desenvolver a minha civilização, com uns 6 dias de jogo já estava fazendo meu exercito para subjugar meus oponentes! Diplomacia? ( eu sou é porco ) Que nada, passei a atacar os jogadores mais fracos proximo a mim, roubar seus recursos e destruir suas defesas… tudo era felicidade: atacava, lucrava e fazia mais exercitos. Mas como tudo que é bom dura pouco, fui cruelmente massacrado. Provavelmente por alguem que possuia um clan e era alvo de meus ataques, alguem que foi chorar para um player mais forte. Bom, cá estava eu lutando para seguir em frente e reerguer meu imperio, não contava porém com o instinto vingativo de meu antigo inimigo que, agora mais forte que eu, passou a me atacar diariamente e não me deixou evoluir. Assim acabou minha 1º experiencia com o Travian, durou pouco uns 20 dias mas foi deveras divertido.

Não contente em jogar diversas vezes no Travian e apanhar decidi partir para outro Browse Game, um tal de Ogame! Fui lá ver se era “O jogo” mesmo… uahshuasuhash. Chamei meu companheiro de jogatina ( Sckars ) e partimos nesse universo desconhecido. Diferente de seu antecessor, Ogame se passa em um cenario futurista cheio de naves com canhões de plasma, diversos tipos de defesas e planetas a serem colonizados… e lá estava eu desbravando essa nova galáxia de possibilidades. Decidi então frequentar foruns e estudar o jogo bem a fundo para não cometer os mesmos erros passados, dessa vez queria ser um Top Player e para tal deveria aprender com os grandes, caras que já jogavam a mais de 3 anos. Desnecessário dizer que minha 1º conta foi um fracasso, havia decidido investir tudo em frotas e fui descuidado em protege-las dos ataques inimigos… contudo percebi que havia evoluido muito em relação a outros jogos, durei mais de 2 meses e consegui lutar “pau a pau” com bons jogadores. Como sou conhecido por não desistir facil, decidi começar denovo mas com uma estratégia diferente: seria oque eles chamam de ‘Buker” ( um cara que investe muito em defesa) e “farmaria” ( atacar com objetivo de angariar recursos ) jogadores inativos. Foi nesse estilo que me fiquei no Top 400 em um cenário que jogavam mais de 5000 pessoas. Joguei por pouco mais de 1 ano, sem nunca ter perdido uma batalha em um nível que nao pudesse recupera-la em poucos dias…

É nessa hora que começo a revisar meu texto e percebo que se for contar todas as minhas historias o texto ficaria demasiado grande e então resolvo filtrar os fatos mais importantes e deixar de lado alguns que, de longe, não merecem ser citados aqui.

No auge do Ogame eu descobri um jogo desenvolvido por brasileiros e que levava em conta grande conhecimento de economia e muito, mas MUITO planejamento. Seu nome era Eixo do Mal ( era, porque ele infelizmente nao existe mais =T ) e, diferente dos outros, se passava em turnos oque mudava completamente o jeito de se jogar, alem de ser um jogo extremamente sem noção no qual você poderia evoluir tão rapidamente que em poucos dias se tornaria top e no outro não teria mais nada. Como bom desocupado que sou resolvi “estudar” o jogo mas foi completamente em vão porque ele era totalmente desconhecido, tive que aprender com um cara que eu adicionei no jogo como amigo… ele na é poca era rank 200 de 1000 e eu 600. Em poucos dias já havia aprendido tudo que ele sabia e então decidi usar uma poderosa ferramenta para o meu sucesso: Excel!!!

Nesse momento vocês ficam sem entender nada, porém tentarei explicar brevemente: Manter o exercito tem um custo em dinheiro e recursos, você gera uma quantidade de recursos por turno, na hora de gastar seus turnos você deve escolher entre gerar recursos, fazer exercitos e conquistar territórios. O Excel servia para calcular quantos turnos eu poderia passar gerando exércitos antes de ficar sem recursos e depois quantos turnos deveria passar gerando recursos para sutentar meu exército por algum tempo. Deveras complicado porem com bons resultados: passei o meu amigo e comecei a protege-lo, cheguei a ser top 70 ( algo assim ) em 2 semanas e consolidei minhas habilidades matematicas ( WTF ). Hoje em dia estou jogando Utopia Kingdoms e Guerra Khan, que usam a mesma engine. Mas isso fica para um proxima…

Jogos dos quais participei em ordem cronologica: http://www.bitefight.com.pt , http://www.knightfight.com.pt , http://www.travian.com.br/ , http://www.metaldamage.com.pt , http://www.ogame.com.br , http://www.gladiatus.com , http://www.sysemp.com , http://www.the-west.com.pt , http://www.ikariam.com.pt , http://www.utopiakingdoms.com , http://www.guerrakhan.com

Recomendo: Travian, Ogame, Ikariam e Utopia Kingdoms ou Guerra Khan

Sobre ykizbr

Por que sempre perguntam isso? Ver todos os artigos de ykizbr

Uma resposta para “Browse Games

Compartilhe sua opinião

